Shopping Cart 0 item - $0.00 0
Shopping Cart 0 item - $0.00 0

Nova moradia: um sonho que começa

Nova moradia: um sonho que começa a tornar-se realidade

Em seu artigo semanal, Marcellus Campelo relata que, na zona sul de Manaus, o primeiro residencial do Prosamin+ já está sendo finalizado.

O sonho de sair das áreas de risco de alagação e insalubres, para ocupar moradias seguras começa a tornar-se uma realidade para as famílias que passarão a residir no primeiro conjunto habitacional do novo Programa Social e Ambiental de Manaus e Interior (Prosamin+).

Construído na Avenida Rodrigo Otávio, no Japiim, zona sul de Manaus, o primeiro residencial do Prosamin+ já está sendo finalizado.

Desse modo, são quatro blocos, com 32 apartamentos, que irão receber cerca de 160 pessoas reassentadas das comunidades da Sharp e Manaus 2000, respectivamente, das zonas leste e sul da capital amazonense.

Desde o final de semana, as primeiras famílias beneficiadas já estão cumprindo o ritual de preparação para ocupação dos imóveis. Portanto, participam de reuniões e oficinas, onde recebem as informações sobre as etapas que serão cumpridas até a mudança definitiva. Bem como a responsabilidade de cada um na gestão e conservação dos espaços construídos.

Também se orientam para a importância da boa convivência entre vizinhos. Ou seja, com respeito às regras de condomínio, funcionamento da brigada de incêndio e as medidas de segurança que devem acontecer.

Nova moradia

Os relatos das famílias que aguardam para ver de perto o novo lar são emocionantes. Para muitas, são mais de 20 anos convivendo com as alagações, com o medo de perder tudo o que construíram.

Assim, a cada chuva torrencial. Algumas delas, tiveram a casa atingida pelo incêndio que ocorreu na comunidade Manaus 2000, no início deste mês. Um pesadelo que também fica no passado.

A sensação experimentada, agora, é de tranquilidade, pela segurança de um imóvel bem construído e em área sem risco. Além disso, conta com diferenciais importantes, com relação aos conjuntos habitacionais entregues em gestões passadas.

Um deles é o tamanho dos apartamentos, bem maiores, com área privativa de 50,65 metros quadrados, e nova tipologia mais adequada à realidade regional. As telhas são termoacústicas, os apartamentos possuem instalações para ar-condicionado split e vaga de estacionamento. As áreas comuns contam com iluminação de LED e o local tem espaço específico para comércio, um estímulo ao empreendedorismo.

Leia também: Minha Casa Minha Vida está de volta

A área de intervenção do Prosamin+ compreende a um trecho do Igarapé do Quarenta, entre as comunidades da Sharp e Manaus 2000. Isto é, com obras múltiplas de saneamento básico, urbanização, mobilidade urbana e habitação.

O programa vai reassentar, no total, cerca de 2.500 famílias, já cadastradas desde 2020. Destas, 1.081 Se consideram prioritárias, por residirem no arco de maior risco de alagação. Parte delas, já desfruta de aluguel social, enquanto aguarda a conclusão do processo de solução de moradia definitiva.

Continuidade das Obras

As obras seguem a todo vapor. Esta semana, a Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE), responsável pelo Prosamin+, recebeu a chamada “Missão de Arranque” do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), composta por executivos e consultores do órgão financiador do programa.

Trata-se de uma missão de acompanhamento do programa, que está bastante avançado, em decorrência da decisão do governador Wilson Lima de antecipar, mesmo antes da assinatura do contrato de empréstimo com o BID, as contratações de obras e consultorias que permitiram dar logo início às intervenções.

O governador tem pressa para dar tranquilidade às famílias que hoje ainda sofrem com as alagações em Manaus. As obras vêm para, realmente, transformar vidas, dar um novo horizonte, trazer a segurança merecida.

autor é engenheiro civil, especialista em saneamento básico. Exerce, atualmente, o cargo de coordenador executivo da Unidade Gestora de Projetos Especiais (UGPE) do Governo do Amazonas.

Extraido de BNC

Deixe um comentário